ARTIGOS

                 PROTEÍNA DE SOJA

 

·         REDUZ COLESTEROL

·         EVITA OSTEOPOROSE

·         PROTEGE CONTRA O CÂNCER

ALIMENTAÇÃO e EXERCÍCIO:  A DUPLA PERFEITA PARA REDUZIR COLESTEROL PREVENIR OSTEOPOROSE

Estudos revelam que  basta a ingestão de 47gr de soja por dia para reduzir, em média  os níveis do mau  colesterol em 13%.  Mesmo pequenas mudanças são significativas , já que uma diminuição de 1% no colesterol significa  um risco 2% menor de ter doenças  cardíacas

A doença arterial coronariana  é a maior causa de morte nos países desenvolvidos e vem crescendo nos subdesenvolvidos.  Há quase 40  anos dados epidemiológicos demonstram que altos níveis de proteína de soja estão associados á baixa incidência de aterosclerose (doença degenerativa de vasos e artérias, devido ao grande acúmulo de gordura nas paredes).    Ainda  não se sabe exatamente como a proteína de soja age, mas acredita-se que ela influi na absorção do colesterol, do ácido bílico e pode reduzir ou mudar a insulina e reduzir, ainda, as triglicérides.

 Mulheres  também se beneficiam pois a soja contém genistein, isoflavone  parecido com o estradiol, hormônio feminino que deixa de ser fabricado pelo  organismo na menopausa, e que predispõe á osteoporose.

Câncer e Osteoporose

Estudos conduzidos por outros especialistas demonstram que os benefícios da proteína de soja se estendem a outras doenças. Ela é importante na saúde dos ossos e na osteoporose, pois reduz a perda de cálcio pela urina.   Estudos realizados pela Southwestern Medical University, em Dallas, mostrou que quando as pessoas consomem só proteína animal (carnes, ovos, leite) , perdem 150 mg de cálcio por dia, enquanto os que consomem a mesma quantidade em proteína de soja, perdem apenas 103 mg.

A soja atua de 2 formas:  afeta positivamente o metabolismo no cálcio e inibe  diretamente ruptura de ossos, pois proporciona maior absorção do cálcio.

O alimento também  previne vários tipos de câncer.   De 1991 a 1994, cerca de 500 artigos foram publicados sobre o genistein, muito parecido com a estrutura do estradiol, hormônio feminino.  De fato o genistein é muito pobre  em estrogênio, o que funciona como antiestrogênio, reduzindo a risco de câncer de mama e próstata.

Bom na menopausa

A diminuição dos efeitos da menopausa é outro benefício do consumo de soja.  Estudo feito por Wasburn com três grupos de mulheres e pós –menopausa, que consumiram uma dose de 20g de proteína isolada duas doses e placebo mostrou  resultados

impressionantes.  As que consumiram duas doses de proteína isolada de soja tiveram uma redução drástica dos  sintomas hipoestrogênicos, dormiram e ficaram mais dispostas.  A pressão diminuiu e o nível de colesterol abaixou.   A soja pode ser usada por mulheres que são contra a reposição hormonal, pois é um tratamento natural que estimula o ganho de saúde.

ATIVIDADE FÍSICA

A Personal Trainer do Cenafe, Maria Cecilia, esclarece que praticar atividade física periódica (no mínimo 3 dias na semana) pode  estimular a massa óssea, prevenindo  a osteoporose ou interrompendo a sua ação.   Ela diz que é importante a orientação de um profissional para adequar  o exercício ás necessidades do aluno.  Cecília  afirma que exercícios localizados (como a musculação), associados á  caminhada trazem excelentes resultados na interrupção do processo de osteoporose pois  podem ser direcionados para fortalecer  a região afetada pela perda da massa óssea.

 

RECEITAS COM SOJA

PICADINHO DE SOJA E LEGUMES

2 xícaras de proteína testurizada de soja (pts) grossa, escura
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimentão verde e 1 vermelho, picados
3 tomates grandes, maduros, sem pele ou sementes
2 cenouras médias cortadas em rodelas
2 batatas médias, cortadas em cubos
½ lata de milho cozido á vapor
Sal á gosto (sem exageros)
1/2 xícara de azeitonas sem caroço
2 colheres de cheiro verde picado  

Preparo: cubra a soja com água fervente e deixe descansar por 2 minutos.  Escorra e deixe esfriar.  Aperte entre as mãos para eliminar a água.  Reserve.   Refogue a cebola  e o alho em 1 colher (de) chá de azeite-de-oliva. Acrescente os pimentões, os tomates, a soja e cozinhe por 5 minutos.  Junte a cenoura, a batata aguar aos poucos, com 1 xícara  (chá) de água, mexendo de vez em quando.  Deixe no fogo até que fiquem cozidas, mas sem desmanchar.

Verifique o tempero, acrescente o sal e tire do fogo.  Junte as azeitonas , o milho, o cheiro verde e misture bem.  Coloque num prato de servir e leve á mesa.

Sirva com arroz ou use para mistura de tortas ou panquecas.

QUIBE ASSADO

¾ xícara de trigo para  quibe
2 e ½ xícaras (chá) de PTS fina, escura
2 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de hortelã picada
2 cebolas médias
sal á gosto  

Recheio:
1 colher  (chá) de azeite de oliva
1 cebola grande cortada ao meio e fatiada
2 tomates grandes, sem pele, picados
4 colheres de pinoli – ou pinhaizinhos (é opcional)
sal á gosto

Preparo: lave o trigo e escorra.  Coloque numa tigela, cobrindo com água fria.  Deixe de molho por 2 horas.  Escorra e reserve.  Em outra tigela, cubra a PTS com água morna e deixe de molho por 5 minutos.. escorra e aperte entre as mãos para eliminar toda água.  Misture o trigo, a PTS e os ingredientes restantes, até obter uma massa bem ligada.  Reserve.

Aqueça o azeite e refogue a cebola.  Tire do fogo, acrescente os tomates e os pinoli, tempere com o sal.  Pré aqueça o forno em temperatura média.  Unte com bem pouco azeite, uma forma refratária (20x30 cm).  Coloque metade da massa na forma, espalhe o recheio por cima e cubra com a massa restante.  Faça cortes sobre a superfície do quibe .  leve ao forno pré aquecido e asse por 20 minutos.

Outras sugestões:

·     Use o Leite de Soja, encontrado em casas de produtos naturais,  nos sabores morango, baunilha e chocolate, com cereais matinais;

·         Use o queijo tofú temperado , no pão , na sopa ou na salada;

·         Use também a proteína de soja testurizada clara granulada, para colocar no seu molho de tomate (bem temperado), como se fosse carne moída, usando em molhos de nhoque, lasanha ou macarrão. 

·         O feijão de soja pode ser preparado como feijão comum com caldo, (na panela de pressão) , acrescentando á ele , salsinha,  cenoura e vagem. 

·         Experimente preparar salada fria de feijão de soja.  Bem temperada fica uma delícia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar