ARTIGOS

Os 12 sujos

 

Você já deve ter ouvido falar dos malefícios que os pesticidas representam para a saúde.

E isto é, sem sombra de dúvida, uma realidade.    O excesso de toxinas no corpo faz com que tenhamos um nível de energia baixo e nos predispõem á uma série de doenças.   Existem alimentos que absorvem uma quantidade muito grande de agrotóxico, tornando-se mais contaminados que os outros.   Muitos cientistas e representantes da saúde menosprezam essa preocupação, dizendo que as quantidades são pequenas demais para causar qualquer dano.  O que eles não avaliam é o dano cumulativo em longo prazo nas defesas do organismo e na sua capacidade de cura e o efeito no organismo á exposição a várias toxinas juntas podem causar um dano real.

Mas saiba que você pode baixar a exposição a estes produtos em 50%, simplesmente reduzindo o consumo dos 12 sujos, as 12 frutas, verduras e legumes que são mais contaminados.  

São eles: morango, pêssego, cereja, melão cantalupo mexicano, maçã,
               uvas chilenas, damasco, aipo, tomate, espinafre, vagem, pepino.  

Evite comê-los ou procure a versão “orgânica” dos mesmos.

As demais frutas e verduras procurem lavá-las em água corrente, de preferência tratada (filtros de carvão ativado, tipo Europa), usando uma esponja do lado mais áspero.  Dessa forma você reduz a quantidade de agrotóxico existente na casca.

água

Procure adquirir um aparelho doméstico de purificação de água, que utilize o e carvão ativado para retirar a grande quantidade de toxinas da água.  Não beba água da torneira e se usar água mineral, escolha uma de boa procedência.

  O tomate

Procure guardar os tomates na fruteira por 2 ou 3 dias , pois a exposição ao ar permite a evaporação do agrotóxico.  Lave-os com uma esponja grossa em água corrente, enxugue-os e deixe –os expostos.

Frutas e outros

Frutas como maçã, pêra, uva, caqui, etc, que são ingeridas com casca também devem permanecer na fruteira por 2 ou 3 dias para eliminar uma boa pare do agrotóxico.

  Batatas, cenouras, pepinos e demais legumes devem ser bem lavados com a parte áspera da esponja antes de serem cozidos, para eliminar parte dos agrotóxicos que, dessa forma, não ficarão na água do cozimento.

Sempre que possível, use alimento orgânico.  

 

 

 

 

 

 

 

Voltar