ARTIGOS

                 DIABETES E ATIVIDADE FÍSICA

 
Importância do Exercício

O exercício físico além do controle nutricional e do uso correto dos medicamentos, insulina ou hipoglicemiantes orais (se recomendados pelo seu médico) é importantíssimo para o bom controle do diabetes, mantendo os níveis de glicose no sangue dentro da faixa considerada normal. Para os diabéticos o exercício físico regular é especialmente recomendado e saudável.

Normalmente e como efeito imediato o exercício físico baixa o nível de glicose, mas também ajudam o organismo como um todo, melhorando a forma com que ele trata os alimentos e aumentando a eficiência da insulina. Além disto o exercício ajuda a manter o peso ideal ou até a emagrecer caso você esteja acima de seu peso.

Com o tempo seu condicionamento físico será melhor o que certamente lhe trará um bem estar geral e maior disposição para diversas tarefas do dia a dia. A importância aparece também na saúde de seu sistema cardiovascular que causam grande parte dos malefícios do descontrole do diabetes. Porém devemos alertar para dois fatores importantes:

  • Consulte um personal trainer para adaptar o melhor tipo de exercício e a duração e freqüência corretas para seu tipo físico, sua idade e ainda seus objetivos.
  • Exercícios físicos, mesmo que em pequenas quantidades, devem ser feitos regularmente de preferência vários dias por semana, sempre em horários estipulados no programa pelo personal trainer.
 

 

 

 

 

 

Voltar