ARTIGOS

Caminhar faz bem, mas é preciso ter consciência.

 

Todo mundo diz que andar faz bem para a saúde.  A afirmação é correta, pois trata-se de um exercício indicado para  qualquer pessoa, além de não custar nada.     Segundo o Dr. Kenneth Cooper (o criador do “Cooper”), caminhar 30 minutos, em ritmo acelerado, três dias na semana, reduz em 58% o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

Porém, para que haja um resultado eficiente, alguns cuidados precisam ser levados em conta.  Caso contrário, o benefício pode vir a desencadear alguns problemas .

        Alimentação

Ao iniciar uma atividade física, você nunca deve fazê-lo com o estômago vazio.   Seu organismo  irá necessitar de  nutrientes importantes  para acionar os músculos, incluindo o coração, e para  mantê-los em atividade durante o exercício.    É primordial para um bom resultado que se ofereça uma refeição leve e balanceada.  

  Água

Durante a atividade física é natural que haja uma perda de líquidos, pela elevação natural da temperatura corporal.   Por isso se faz necessária à ingestão de líquidos antes, durante e depois da atividade física, para reposição dessas perdas.     Reserve uma “garrafinha de água” para hidratar-se durante a caminhada.   Siga a orientação do programa e ingira, no mínimo, os 2 litros de água recomendados.

 Roupas

Para praticar caminhada é necessário o uso de tênis com solado grosso, para amortecer os impactos sobre as articulações (joelhos, tornozelos, etc).   O ideal é usar roupas de algodão, que permitam a transpiração corporal (shorts, bermudas, camisetas, calças de agasalho, meias e blusão, nos dias mais frios).   Bonés e óculos escuros também são indicados para proteger do sol.

  Horário

Quando a caminhada for ao ar livre, devemos fazê-la de manhã, até no máximo as 10:00hs, ou a tarde, após as 15:00hs, nos protegendo dessa forma dos raios nocivos que podem causar câncer de pele.  Independente do horário escolhido procure passar filtro solar e usar boné para proteger do sol.

   Aquecimento

Preparar o corpo para  a atividade física é necessário, evitando dessa forma lesões nos  músculos  e articulações.        O aquecimento serve, também, para preparar o coração para atividades mais intensas. 

Batimentos cardíacos

Através de um controle dos batimentos cardíacos, nós podemos adequar a atividade física á condição física que nosso corpo apresenta no momento, permitindo também, que trabalhemos dentro da “zona de treinamento”.   Dentro desse limiar, estaremos promovendo um ganho de condicionamento físico, melhorando o nosso desempenho e conquistando saúde para nosso organismo.

Para descobrir a zona de treinamento, faça o seguinte:

Subtraia sua idade de 220: _________________.

Do número encontrado, retire os valores de 65% e  75%:________________.

Essa á a sua zona de treinamento,  ou seja, os valores em que você deve manter  a freqüência cardíaca durante a caminhada.

Após 10 minutos de caminhada, dê uma parada de 10 segundos para medir a  freqüência cardíaca;  o equivalente da freqüência   
   cardíaca para 10 segundos é:______________

Se após medir  a sua freqüência cardíaca, ela apresentar valores abaixo dos  estipulados , significa que o ritmo para você   
         está muito lento e você deve intensificar os movimentos e as passadas.

Caso a sua freqüência acuse acima dos valores estipulados, significa que a atividade está sendo muito rigorosa e você 
         deve diminuir a intensidade.

Duração

Você deve iniciar com caminhadas de 45 minutos, na primeira semana, passando há 60 minutos a partir da segunda semana.

  Freqüência

A caminhada , para proporcionar melhora no condicionamento físico e resultado de emagrecimento, deve ser praticada de 4   a 5 dias na semana, no mínimo, sendo ideal praticá-la todos os dias (7 dias da semana). 

  Alimentação

Para obtermos um bom resultado com a atividade física, é necessário que nossa alimentação seja nutritiva, oferecendo ao organismo tudo o que ele necessita, nas quantidades indicadas.  Buscar a orientação de uma nutricionista pode ser interessante pois somente ela poderá orientar o dieta adequada ás suas necessidades e objetivos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Voltar