ARTIGOS

     Atividade Física, desfrute deste beneficio 

 

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE EMAGRECER E PERDER DE PESO

Emagrecer é diferente de perder peso.  Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura).  Perder peso não significa perder gordura.  Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a  massa magra, que se constitui de músculos e água.  Ao perdermos músculos , nosso corpo irá adquirir  aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.

  É importante que saibamos que , ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por três fases distintas:

1.      Ocorre uma redução maior de peso maior logo no inicio, pois o organismo perde água , juntamente com a gordura que está sendo eliminada;

2.      Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se instável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar  a perda da fase anterior.  Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso.  Mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo. 

3.      Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado.

  O QUE DETERMINA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

O que determina a redução de gordura  acumulada em nosso organismo é ingerir menos calorias do que eu gasto.  Ao reduzir  a ingestão de calorias, o organismo irá buscar nas reservas de gorduras, a energia necessária para as atividades diárias. Porém, ao reduzir a ingestão de calorias, se faz necessário oferecer ao organismo os nutrientes necessários para ele manter-se plenamente saudável.  Isso é possível com a aquisição de  hábitos salutares de alimentação, através da reeducação alimentar.

Uma outra ferramenta no processo de emagrecimento á a atividade física.   

O exercício tem um papel fundamental na conquista de uma vida saudável, pois possibilita o melhor  funcionamento do organismo, além de favorecer a redução de peso e evitar a flacidez dos tecidos.

  Existe uma variedade enorme de exercícios que podem ser utilizados como auxiliares no processo de emagrecimento, que são os exercícios “aeróbicos”.  Veja alguns na tabela a baixo e os  seus inúmeros benefícios:

Atividades físicas Perder peso Melhorar o visual relaxar as tensões Aumentar a flexibilidade aumentar a capacidade aeróbica
CAMINHADA 5 3 2 2 5
HIDROGINÁSTICA  3 3 5 4 3
NATAÇÃO 3 4 5 5 4
DANÇA 2 3 4 3 3
CORRIDA    5 5 2 2 5
GINÁSTICA AERÓBICA 5 4 4 4 5
STEP 5 4 4 4 5
MUSCULAÇÀO 0 5 2 0 1
YOGA   0 4 5 5 1
ALONGAMENTO   0 2 5 5 1

 

ATIVIDADE FÍSICA RETARDA O ENVELHECIMENTO

Quando exigimos pouco dos músculos , eles atrofiam.  O coração, que também é um músculo, enfraquece. Os vasos capilares, que levam nutrientes ás células, pele e tecidos, praticamente se desfazem.

Em contrapartida, a pessoa que faz exercícios tem a seu favor a vantagem de que cada órgão e célula do corpo funciona melhor, independente da idade em que começou a praticar atividade.

Por volta dos 30 anos nosso  metabolismo diminui seu ritmo de atividade em 5% ao ano.   Assim sendo, o ideal para manter a forma física é exercitar 5% a mais cada ano.

O coração também vai bem mais longe com uma certa freqüência s nas atividades físicas.  Estudos revelam que se pode economizar cerca de 5 milhões de batimentos ao ano.  Com isso podemos viver melhores e mais anos.
 

ENERGIA DE SOBRA

  Para restaurar a energia perdida em tarefas do dia-a-dia, algumas pessoas recorrem á medicamentos, muitas vezes, causadores de dependência.  Mas, tudo isso pode ser substituído pela atividade física.  Além de aliviar o estresse, os exercícios fazem o organismo liberar um hormônio chamado beta-endorfina, conhecido como o hormônio do bom humor, pela sensação  de euforia e bem-estar que ele provoca. Ele também ajuda a dormir melhor e, após a ginástica, provoca a sensação de relaxamento.

OUTROS BENEFÍCIOS

A atividade física bem orientada pode também promover :  

  • Perda de peso (atividades aeróbias como andar, dançar, correr, nadar, praticar natação ou hidroginástica);

  • Ganho de condicionamento físico (também nas atividades aeróbias, melhorando a disposição e o desempenho nas atividades do dia-a-dia);

  • Ganho de massa muscular (exercícios localizados como musculação, ginástica localizada, esportes).

  • Fortalecimento do coração;

  • Aumento de vascularização (formação de novos vasos)

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  •  Melhora da auto-estima;

  • Regulação do apetite, entre outros


FREQUÊNCIA

A atividade física, para surtir efeitos, deve ser praticada pelo menos 3 dias na semana, com a duração de 45 minutos á uma hora

ALIMENTAÇÃO
A alimentação balanceada é fundamental para melhorar o desempenho e para promover bons resultados com a atividade física.  nunca vá para a aula de estômago vazio.  ingira, pelo menos uma fruta ou uma barra de cereais.

SHAKES, UMA OPÇÃO NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO
Outra opção interessante para emagrecer é o uso de shake como uma opção para as refeições mais “engordativas” como o  jantar, principalmente nos dias  em que a agenda está cheia e temos algum compromisso á noite (ficando em casa podemos não resistir á tentação de comer).
Milhares de pessoas no mundo já se beneficiaram e se beneficiam atualmente do uso dos shakes, que são refeições balanceadas, só que com baixas calorias, além de fornecer todo o nutriente necessário ao corpo, contém os antioxidantes (vitaminas A, E,C, Zinco Cobre e Selênio) , que protegem nosso corpo contra os radicais livres que causam envelhecimento precoce e doenças como diabetes, catarata, câncer, etc.

O shake Herbalife é feito com nutrientes puros, sem agrotóxicos ou excesso de conservantes,  por isso nutre sem oferecer  toxinas ao corpo.

A frutose é o açúcar usados nos shakes, que é uma fonte de energia natural e com poucas calorias.

O shake  pode ser usado numa refeição ao dia , durante o programa de reeducação alimentar , para acelerar o processo de emagrecimento e promover estímulo para que o programa seja feito até se atingir o peso desejado.

Enfim, um shake de boa qualidade  promove a melhora da saúde, aumentando o nível de energia de quem o usa e nutrindo melhor todo o organismo.

Mas é preciso que tenha sido testado e aprovado pelo FDA. , órgão americano que regula a liberação de produtos alimentícios saudáveis e drogas e que tenha tempo de existência e de uso no mercado, pois isso garantirá que o produto é bom.

O Cenafe mandou analisar o shake da Herbalife no em laboratório conceituado (Adolf Lutz, em S. Paulo), por isso ele é indicado pelos nossos profissionais (assim como muitos médicos hoje já indicam o uso dos produtos da Herbalife), pois é comprovadamente um produto eficiente e de qualidade.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar