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                 A turma da faxina

 

Repletos de fibras, os cereais matinais trazem vários benefícios, entre eles, a redução do colesterol.  

 

Para varrer o excesso de colesterol do sangue, incluir uma tigela de cereais no café da manhã ajuda bastante.   Suas fibras raptam essas moléculas de gordura, evitando que elas entupam as artérias. E não é só isso.  Os cereais ainda ajudam os diabéticos ao frear a subida da glicose e acabam com a prisão de ventre ao acelerar o trânsito intestinal.

Estudos publicados no jornal da associação médica americana em 1991 comprovam que 6 semanas de consumo de 56 grs.  De farelo de aveia levaram á queda de 16% dos níveis de colesterol do grupo em teste.  Isso ocorreu porque o farelo de aveia possui um tipo de fibra solúvel que se mistura com a água, varrendo as gorduras nocivas do organismo.  Nesse aspecto a aveia é fantástica.

Hora da limpeza

Além do colesterol, as fibras são conhecidas por carregarem outras substâncias, inclusive toxinas cancerígenas.  Mas tal propriedade é atribuída mais á fibra insolúvel – e esta é mais comum no farelo de trigo.

Fibras insolúveis passam intactas pelo processo digestivo.  E, quando chegam ao intestino, grudam-se ás substâncias nocivas que estão por ali, empurrando-as para fora.

As fibras têm outros méritos.  Aumentam o bolo fecal, facilitando a sua passagem, evitando a prisão-de-ventre.       Só que, para isso ocorrer, é preciso beber bastante água.  Sem líquido a situação até piora, pois a s fibras ressecam e param no meio do caminho.

Barreira natural

Ao mesmo tempo em que aceleram o trânsito intestinal, as fibras se emaranham com as moléculas de açúcar da comida, que, daí, demoram mais para cair na corrente sanguínea.   Esse efeito acaba sendo útil para os diabéticos, que têm problemas quando as taxas de glicose no sangue vão ás alturas, de uma hora para a outra, o que é mais comum logo após as refeições.  

Emagrecimento

As fibras devem ser ingeridas na forma de salada, e porções por refeição (cru e cozida), pois ela tem a importante função de acelerar o metabolismo, promovendo uma queima maior de gorduras, levando os excessos para o intestino.   Portanto se faz necessário ingeri-las no almoço e no jantar, nas quantidades indicadas no programa.  Comece a refeição pela salada.  

 

 

 

 

 

 

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