Fone: 4122-1327

Cuidar do corpo e da saúde. É essa a proposta do Centro de Nutrição, Atividade Física e Emoções (CENAFE), em S. B. Campo. O CENAFE oferece um programa completo que inclui exercícios físicos com personal training e reeducação alimentar, para resolver problemas como obesidade, celulite e gordura localizada, bulimia, colesterol e triglicérides altos, hipertensão e diabetes. Para tanto, o espaço mantém um quadro de profissionais especializados, composto de personal trainer, nutricionista e psicóloga, que oferecem suporte e acompanhamento para que o cliente se sinta motivado a atingir a sua meta com sucesso.

O CENAFE existe há 9 anos e a maior parte de seus clientes é constituído de pessoas que já tentaram todo tipo de dieta e fizeram, inclusive, o uso de medicamentos para emagrecer (que são totalmente contra-indicados pelo CENAFE), com insucesso em seus resultados.


Combate à flacidez

Segundo Cecília, a dica para enrijecer ou aumentar massa muscular são os exercícios localizados. Com o tempo, é ideal trabalhar com sobrecargas (alteres e caneleiras) para obter um resultado ainda melhor.

Daniel Cabrini, aluno do CENAFE há 5 meses, chegou com o objetivo de reduzir gordura corporal, ganhar resistência e massa muscular. Sendo estudante de engenharia, passava muitas horas sentado e a sua alimentação era a base de lanches e refrigerantes. Com a orientação nutricional que recebeu de Cecília, aliada à um programa de exercícios com aulas 3 vezes por semana, onde foram mescladas atividades aeróbicas e exercícios localizados, obteve no primeiro mês de trabalho uma redução de mais ou menos 4 quilos do seu peso, com aumento de massa muscular. O maior resultado foi percebido no ganho de condicionamento físico, que hoje permite que ele faça corridas de 30 minutos e que trouxe uma melhora perceptiva no seu rendimento em quadra, no seu hobby, que é jogar futebol.

Ritmo ideal

Numa atividade aeróbica é necessário orientar-se pelos batimentos do coração mantendo-os, aproximadamente, entre 70% e 80% da freqüência cardíaca máxima (para conhecê-la é necessário reduzir a idade do valor 220). Desta forma é possível encontrar a "zona de treinamento", onde o exercício se torna eficaz, sem riscos à saúde.

"Por isso, sair por aí correndo, acreditando que você vai perder uns quilinhos não é adequado. Uma dieta balanceada e exercícios moderados trazem melhores resultados", avalia Maria Cecília.

 

 

 

Voltar